quarta-feira, 25 de abril de 2012 | By: administrador

Do senso comum ao senso critico

Tive que fazer um trabalho de filosofia na minha escola, na qual o tema era esse no titulo acima "Do senso comum ao senso critico", li o livro, pesquisei imagens. Enquanto montava o trabalho em power point achei muito interessante esse tema e resolvi postar aqui no blog modificando algumas coisas.Espero que gostem.



O que é senso comum?
Senso Comum: seria em poucas palavras e de uma maneira mais simplificada, uma serie de crenças admitidas por um determinado grupo social, cujos membros acreditam serem compartilhadas por todos os homens e sem nenhum fundamento.
Detalhando melhor, quando conversamos com as pessoas no seu cotidiano, surgem diversos assuntos, muitas das opiniões entram em um consenso, ou seja, obtém a concordância da maioria das pessoas de um grupo.Essas opiniões, aceitas como verdades, mas sem uma fundamentação de sua validade, recebe o nome de senso comum.
Um exemplo são os ditados populares:
Deus ajuda quem cedo madruga
Querer é poder
Filho de peixe peixinho é.
Essas noções podem esconder ideias falsas,parciais, preconceituosas ou reflexões populares( sabedoria popular).Mas lembre-se o que caracteriza isso é a falta de fundamento e questionamento por que tal coisa é assim, a falta de critica.Por isso vamos ao próximo tópico.

                    

"Há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tao mal assegurados não podia ser senão duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, me desfazer de todas as opiniões a que ate então dera credito e começar tudo novamente desde os fundamentos." Descartes


Senso Critico:  é a exigência de clareza e de livre critica, ou seja, a recusa da opinião.Em busca da explicação da verdade.
Foi dela que nasceu a filosofia (amor a sabedoria), o senso critico começou por meio dos dialogos socráticos na época da Grécia antiga.


1 comentários:

Janice Adja disse...

Gostei das definições, simples e objetivas.
Beijos!

Postar um comentário