quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 | By: administrador

Projeto S.O.P.A e P.I.P.A



                                                



Vamos conhecer sobre esses dois projetos que estao dando o que falar na internet.Verao que uma grande forma de censura que o governo dos EUA esta querendo impor na internet.

Existem dois projetos de lei, o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria online) chamado S.O.P.A, e Protect IP Act (ato para proteçao de propriedade intelectual), chamado P.I.P.A, que estao no Congresso dos Estados Unidos.

Ambos os prjetos de lei visam combater a pirataria na internet. O PIPA será votado pelo Senado norte-americano no dia 24 de janeiro, enquanto o SOPA ainda esta sendo avaliado pela Câmara.

Varios sites importantes como Google, Wikipedia e Craigslist (classificados), nesta quarta-feira dia 18, interromperam seus serviços como forma de protesto.

Enquanto SOPA e PIPA tem como proposta penalizar com 5 anos de prisao para condenados de compartilhar conteudo pirata por mais de 10 vezes ao longo de 6 meses, sendo que sites como Google e Facebook, por exemplo, podem ser punidos tambem por "facilitar ou permitir" essas pirataria e tendo como pena o encerramento dos serviços na internet.Logo o Google deveria deletar dos os resultados que levariam a sites de pirataria.

Quem é a favorAs propostas têm apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais. Disney, Universal, Paramount, Sonyx e Warner Bros. apoiam esses projetos.
Quem é contra
Já empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipedia, Craigslist, WordPress, entre outros, são contra os projetos de lei, alegando que, caso aprovados, eles teriam menos liberdade da internet e dão poderes em excesso para quem quiser tirar os endereços do ar, prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.
A Casa Branca também se manifestou contra os projetos, afirmando que eles podem atentar contra a liberdade de expressão na internet. Sem o apoio, eles podem sofrer modificações ou até serem diluídos no Congresso e no Senado americanos.
Em mensagem publicada em seu blog no último fim de semana, a Casa Branca afirmou que não pode apoiar "um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global".

0 comentários:

Postar um comentário