quinta-feira, 30 de junho de 2011 | By: administrador

Origens dos ditados gregos

Estou de ferias(graças a deus nao aguento mais agora serei outra pessoa), entao e para começar essa minha nova vida temporaria vou fazer alguns posts antes que eu vá viajar.

Entao tive uma inspiraçao, por que nao mostrar alguns significados de ditados que usamos, mas nao qualquer ditado e sim os grego(ja que adoro a mitologia grega), entao aqui vai:

CALCANHAR DE AQUILES

A mãe de Aquiles, Tétis, com o objetivo de tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago mágico, segurando o filho pelos calcanhares. Páris feriu Aquiles na Guerra de Tróia justamente onde, isso mesmo, no calcanhar.
Portanto, o ponto fraco ou vulnerável de um indivíduo, por metáfora, é o calcanhar de Aquiles.



VOTO DE MINERVA

Orestes, filho de Clitemnestra, é acusado do assassinato da mãe. No julgamento, houve empate. Coube a deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu.
Voto de Minerva é o voto decisivo.



BICHO DE SETE CABEÇAS
A expressão ficou popularmente conhecida, no entanto, por representar a atitude exagerada de alguém que, diante de uma dificuldade, coloca limites à realização da tarefa, até mesmo por falta de disposição para enfrentá-la.
Tem origem na mitologia grega, mais precisamente na lenda da Hidra de Lerna, monstro de sete cabeças que, ao serem cortadas, renasciam. Matar este animal foi uma das doze proezas realizadas por Hércules.



PRESENTE GREGO
Essa expressão vem da época da guerra de Tróia. Após 10 anos de lutas, Ulisses (rei de Ítaca, homem mt inteligente) tem a idéia de construir um cavalo enorme de madeira, dar aos troianos, fingir q foram embora e dessitiram da guerra e alguns soldados se esconderem dentro do enorme cavalo. Os troianos o levaram pra dentro de suas muralhas e a noite qnd eles estavam durmindo os gregos o atacaram e colocaram fogo na cidade.
Por isso q hj em dia dizemos q presente de grego é algo indesejável.


O POMO DA DISCÓRDIA

A lendária Guerra de Tróia começou numa festa dos deuses do Olimpo: Éris, a deusa da Discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e lançou por sobre o muro uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição “à mais bela”.

Como as três deusas mais poderosas: Hera, Afrodite e Atena disputavam o troféu, Zeus passou a espinhosa função de julgar para Páris, filho do rei de Tróia. O príncipe concedeu o título a Afrodite em troca do amor de Helena, casada com o rei de Esparta.

A rainha fugiu com Páris para Tróia, os gregos marcharam contra os troianos e a famosa maçã passou a ser conhecida como “o pomo da discórdia” – que hoje indica qualquer coisa que leve as pessoas a brigar entre si.

1 comentários:

Michelly disse...

Adorei!
Também sou muito fã da história grega n_n

Postar um comentário