quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 | By: administrador

Teia de blogs: Segunda temporada


Como vao todos voces que dao uma olhadinha no meu blog, estou de volta com a segunda temporada de Teia de blogs.Bom como é a segunda temporada vou explicar como é eu entrevisto algum dono de blog e a pessoa indica alguem para ser a proxima a ser entrevistada como se fosse uma teia um ligado ao outro.E hoje tenho o orgulho de psotar uma entrevista super legal de Danny Marks, gostei muito de entrevista-lo e espero que voces gostem dele.Aproveitem:

Entrevistador: qual é o nome do seu blog?

Marks: O nome do blog é Os Retratos da Mente (www.osretratosdamente.blogspot.com) . A princípio era para ser uma coluna de textos filosóficos e psicológicos em um blog de fotografia coordenado por outra pessoa. Como o projeto do outro blog foi abandonado, acabei guardando a idéia (e o nome) e criei o meu próprio blog.

Entrevistador: quando voce o criou?

Marks: Sou péssimo com datas rsrs, mas creio que foi por volta de 2008. As primeiras postagens datam desse periodo.

Entrevistador: o que queria quando o criou?

Marks: As pessoas me perguntavam se eu tinha um blog ou site, quando dava alguma palestra sobre produção literária. Alguns amigos queriam ter textos novos e dicas literárias. Eu acabei procurando atender essas pessoas criando um espaço onde houvesse um encontro das artes (pintura, música, literatura, etc) e onde fosse possível passar um pouco das minhas experiências no mercado literário. Raramente se vê alguém disposto a auxiliar autores iniciantes ou mesmo aquelas pessoas que apenas querem escrever melhor um email. A proposta é mais ou menos essa, e procuro manter os padrões até hoje. Tive algumas contribuições de artistas nacionais e até internacionais, mas atualmente vou tocando a coisa mais ou menos sozinho. Quando o tempo permite.

Entrevistador: do que sue blog se trata?

Marks: Como já disse na questão anterior, basicamente o objetivo é levar informação e cultura de uma forma agradável para qualquer tipo de público. O foco principal é a literatura, mas há outras coisas interessantes também.

Entrevistador: por que se interessou nesse tipo de assunto em seu blog?

Marks: Eu sou escritor, atualmente editor responsável pelo selo "Célula" da editora Multifoco. Sempre gostei de ler e de escrever e quando tive oportunidade de passar um pouco do que aprendi nesse meio literário, não pensei duas vezes.

Entrevistador: voce esperava fazer sucesso e ter tantos seguidores quando fez esse blog?

Marks: Rsrs, na verdade não esperava e ainda não espero rsrs. Me assusta,as vezes,quando alguém que nem é seguidor do meu blog me manda um email comentando um texto que postei por lá ou mesmo quando comentam em alguma palestra.
Eu tenho o maior prazer em colocar os meus textos para as pessoas lerem, se inspirarem e quem sabe se divertirem junto comigo. Mas não espero sucesso nenhum por isso, é como se fosse um presente. Não se espera retorno dos presentes que se dá, basta o prazer que se sente ao poder presentear alguém com algo que você acredita ser adequado.

Entrevistador: voce ja trabalhou com outros blogs antes ou é seu primeiro blog?

Marks: Na verdade o "Retratos" é o meu primeiro blog. Estou pretendendo fazer um outro sobre Ciência Evolucionária, mas é um projeto mais diferenciado. Já fui colunista do Portal Cranik (www.cranik.com) do Ademir Pascale. Eu fazia algumas resenhas sobre filmes. Fui obrigado a abandonar por uma questão de tempo, infelizmente. Quem sabe quando conseguir me organizar melhor ainda possa aceitar o convite de retornar ao portal, é um excelente veículo de informação.

Entrevistador: de onde sai suas inspiraçoes?

Marks: Os textos eu crio a partir do mundo real, de idéias que surgem em alguma conversa com amigos ou mesmo em alguma reflexão. Alguns são escritos especialmente para temas de concursos literários na internet, outros por questões que me chamam a atenção por algum motivo. As imagens eu busco em função do tema, para ilustrar de alguma forma o que está sendo dito.

Entrevistador: voce ja foi criticado negativamente pelo seu blog?

Marks: Infelizmente não rsrs. Acho que as pessoas ficam com medo de criticar um cara que é Bruxo e escritor rsrs. O que é uma pena. Eu aceito todas as críticas da mesma forma, levo em consideração se são apenas opiniões ou se há um conteúdo mais técnico.
Quando são opiniões eu respeito, agradeço e sigo em frente. Quando há um conteúdo mais técnico eu avalio para ver se houve uma falha de interpretação ou se há algo que pode ser aprendido e promover o crescimento pessoal e do blog.
Mesmo em relação ao meu livro "Universo Subterrâneo" só obtive uma "critica" negativa, e era sobre a capa, que não foi de minha autoria, então fico aguardando para ver se alguém se arrisca a falar rsrs.

Entrevistador: quando se interessou por literatura e ser um escritor?

Marks: Eu me interessei por literatura desde pequeno, ainda nem sabia ler mas adorava ver as figuras das HQs e construir histórias para elas.
Com o tempo fui desenvolvendo o talento e a técnica, ainda estou fazendo isso rsrs.

Entrevistador: e por que a escolha por contos filosoficos e psicologicos?

Marks: A proposta da coluna "Retratos da Mente" era justamente a de capturar instantâneos da vida e criar uma história com um fundo filosófico ou psicológico para elas. Alguns dos textos originais estão no blog, como por exemplo o "Sábio da Montanha" e "Uma história de Verdade", entre outros.

Entrevistador: o que voce mais apresenta em seu blog alem de textos?

Marks: Algumas artistas plásticas como a Marcia e a Luiza Caetano postam quadros de sua autoria, A Flávia tem alguns trabalhos com arteterapia e também tenho poesias e textos de vários colaboradores.

Entrevistador: voce chega a comentar que é bruxo e escritor, entao voce escreve contos de magia ou do genero parecidos?

Marks: Eu escrevo contos sobre várias temáticas e com estilos e formas variados, são experiências literárias. Tenho contos com temática de Magia, Terror, Romance, FC, Cyberpunk, Fantasia, Filosofia, Romance, Mitologia, etc. Algumas vezes eu misturo mais de um genero e forma no mesmo trabalho para criar variações diferentes. Escrever é uma arte e toda a arte tem sua própria magia alquimica.

Entrevistador: como voce posta em seu blog: posta uma vez por dia ou quando tem uma inspiraçao?

Marks: Sempre que tenho tempo. Por incrível que pareça dá trabalho construir um texto bem elaborado. Demanda pesquisa, demanda preparação, revisão, etc. Não posto simplesmente por ter um texto a mais, só entra no blog os que atendem o objetivo do blog que inclui respeitar a arte da literatura e o público. Mesmo que apenas uma pessoa leia o texto postado, ela merece o melhor que se pode dar naquele momento.

Entrevistador: voce tem planos para o seu blog no futuro?

Marks: Para o Retratos da Mente, apenas continuar postando e buscando melhorar a apresentação e os conteúdos para divulgar não apenas o meu trabalho e o dos colegas, mas toda a arte e cultura, estimulando novos autores e leitores.
Já para o próximo blog que será mais específico, tenho planos, mas ainda não estão consolidados. Veremos.

Entrevistador: voce comentou sobre criar outro blog, poderia me falar um pouco mais sobre esse outro blog que esta criando?

Marks: Claro. O nome provisório é "A Casa nas Estrelas", ainda não me decidi pelo nome final porque apesar de já ter uma idéia da temática eu ainda não tive tempo de criar um nome que relacione os conteúdos com os objetivos de uma forma clara.
O que posso afirmar é que vai ter uma coluna com um romance místico que já está pronto mas que será apresentado em capítulos mensais. O nome será "Memórias Póstumas de um Bruxo Aposentado", baseado em fatos reais.
Outra coluna vai se chamar "As Realidades Unificadas" com o conteúdo completo (também mensal) da apostila básica da Ciência Evolucionária e a sua teoria-base "Teoria das Realidades Unificadas".

Tem também uma outra coluna intitulada "A Lei da Completitude Comentada" com artigos mensais sobre a Teoria que fundamentou todo os estudos da Ciência Evolucionária.

Uma outra coluna será aberta apenas para perguntas e respostas dos leitores: O Bruxo Responde (Se Quiser)!

Provavelmente vou colocar alguns artigos sobre Psicologia e Psicobiofísica e também algumas coisas desmistificando alegações absurdas de alguns "misticos" que existem por ai. Com o tempo quero ver se consigo apoio de alguns colegas para trabalhar com a história da magia e de algumas sociedades misticas como a Wicca.

Devem aparecer alguns textos envolvendo culturas e civilizações antigas (miticas ou reais) como os Atlantes, Egipcios, Maias, etc.

Enfim, este vai ser um blog informativo sem cunho religioso e com o objetivo de apresentar uma visão menos mítica e mais mística do Universo em que vivemos. Não pretendo estabelecer nenhum tipo de crítica religiosa ou criar qualquer forma de dogmatização ou doutrinação. O respeito pelas crenças e pelas pessoas será mantido acima de qualquer coisa.

A proposta é levar informação com bom humor, mas sem apelações ou sarcasmo. De uma forma leve e descontraída que permita aos leitores refletirem sobre outros pontos de vista e repensarem seus valores e crenças, ou simplesmente olharem e continuarem como sempre foram.

Os dois blogs serão conectados mas independentes. Quem gostar pode acompanhar os dois, um ou nenhum. A liberdade de escolha está garantida, eu apenas procuro apresentar mais opções.

Entrevistador: quem gostaria de indicar para eu entrevistar?

Marks: Eu indicaria duas pessoas:
Ademir Pascale pelo seu excelente trabalho como divulgador cultural (www.cranik.com ) e Anna Amorim pelo belíssimo site de poesia (www.palavrademulher-annaamorim.blogspot.com) na verdade ela tem dois, mas pode verificar por si mesmo.

Entrevistador: muito obrigado por participar da entrevista é uma pena mas ja acabamos.

Marks: Eu é que agradeço a oportunidade e sempre que puder contribuir de alguma forma basta entrar em contato.

1 comentários:

Ana disse...

Muito interessante a entrevista com o escritor Danny Marks.
Parabéns por este trabalho de divulgação e interação.
Estou enviando minha entrevista por email. Perdão pela demora.

Forte abraço

Postar um comentário