segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 | By: administrador

Os tipos de loucos de nossa sociedade, ou talvez nao?



Bom um dia comecei a pensar qual é a diferença entre sociopata e psicopata?Pesquisei e pesquisei ate achar uma resposta inesperada confiram:

Nenhuma, pois os dois termos são sinônimos para um tipo específico de transtorno de personalidade. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o termo oficial para designar um psicopata ou sociopata é personalidade dissocial ou antissocial. Ou seja, a associação que, em geral, fazemos do termo psicopata com um assassino frio, como um serial killer, não passa de mau uso do termo.
Mas percebe-se tambem que o sociopata é mais anti-social do que o psicopata que apesar de so pensar nele uso muito dos seus recursos para ser muito bem visto socialmente e chega a ter varios amigos, mas nao que goste disso é so se ele precisar de um deles, ja o sociopata odeia as leis e regras impostas pela a sociedade entao nao gosta muito de fazer amigos, mesmo precisando.

Descobri em minha pesquisa tambem uma lista dos 8 disturbios mentais que podem afetar as pessoas(Aviso!!! nao sao conciderados doenças e sim disturbios):

ANTISSOCIAL
Alguém com um personalidade do tipo dissocial ou antissocial – o famoso psicopata ou sociopata – tem tendência à agressividade e repúdio às normas sociais. Em geral, o cara não muda seu modo de agir facilmente, mesmo após ser punido. Além disso, não tolera frustração e costuma botar a culpa nos outros pelas coisas que faz.

ANSIOSO
Imagine uma pessoa bem tensa e insegura, que parece estar sempre com medo de tudo. Essa é a personalidade do ansioso, pautada por um sentimento de apreensão, insegurança e inferioridade. A pessoa é supersensível a críticas e faz tudo para ser aceita. Tem dificuldade em se relacionar intimamente e evita atividades fora de sua rotina.

PARANOIDE
Sabe aquela pessoa que não suporta ser contrariada, não perdoa insultos, desconfia de tudo e tende a distorcer os fatos, interpretando as ações dos outros, mesmo que sejam boas ou inocentes, como hostis ou de desprezo? Esse é o típico paranoide. Em geral, também suspeita da fidelidade de seus companheiros. Mas não confunda com a paranoia, que é uma doença grave e não um tipo de distúrbio de personalidade.

DEPENDENTE
O tipo dependente tende a deixar que outras pessoas tomem qualquer decisão por ele. O cara tem medo de ser abandonado e se vê como uma pessoa fraca e incompetente. Além disso, é submisso à vontade alheia e tem dificuldade em lidar com mudanças ou novos desafios.

HISTRIÔNICO
Também chamado de histérico ou psicoinfantil, este tipo quer ser sempre o centro das atenções. Tende a ser extremamente dramático, exibicionista e exigente. Para piorar, é inconstante sentimentalmente, instável, manipulador, egoísta e bastante superficial.

ESQUIZOIDE
Alguém com esse transtorno costuma ficar mais afastado dos outros, tendo poucos contatos sociais ou afetivos. Ele prefere atividades solitárias e a introspecção. Mas, assim como no caso da paranoia e da personalidade paranoide, o tipo esquizoide não tem nada a ver com a esquizofrenia.

BORDERLINE
Agir de modo imprevisível, ter acessos de ira e ser incapaz de controlar o seu comportamento impulsivo são as características da galera com esse transtorno. O borderline também pode apresentar perturbações da autoimagem e tendência a adotar um comportamento autodestrutivo.

OBSESSIVO-COMPULSIVO
Você provavelmente conhece um cara assim, que quer sempre tudo certinho, sendo perfeccionista ao extremo. Esse é o típico anancástico ou obsessivo-compulsivo. Em geral, é obstinado em fazer as coisas como acha que devem ser feitas, sem nenhuma flexibilidade. Essas características podem vir acompanhadas de impulsos repetitivos, mas não atinge a gravidade de um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Pare e note como a sociedade de hoje esta nos deixando loucos ja.Duvido que antigamente existiam toda essas lista de disturbios, isso deve ser causado conforme a sociedade vai mudando suas doenças tambem, mas infelizmente pro mal.Pensando por outro lado, nunca saberemos ao certo o que é normal?So porque uma sociedade e nao inteira, mas alguns impõem "regras" socias para sermos normais nao quer dizer que isso seja o normal e se nós somos os loucos e as pessoas que pensamos que sao loucas, na verdade sao as mais lucidas e normais?Dificil de acreditar, mas pode ser verdade.

1 comentários:

Anônimo disse...

krsss...acho q posso ser um psicopata,ñ gosto muito da sociedade porem tenho amigos,e gosto de tentar fazer novos ^^...mas gostei do post

ah e quanto aos loucos,acho q sociedade pensa q aquele q é "diferente" q acaba dizendo oq pensa sem ligar para o q pensam,ou coisas do genero,deve ser o q consideram "loucos"

Postar um comentário