terça-feira, 18 de janeiro de 2011 | By: administrador

Teia de blogs


Nunca me perdoaria se nao postasse essa entrevista o mais rapido possivel, muito divertida e interessante do Alisson Zima, indicado do Alfer Medeiros, ja que nao consegui me comunicar com os antigos indicados dele, mas ele é muito bom espero que curtam como eu curti aqui vai:
Entrevistador: qual é o nome do seu blog?

Álisson Zimermann: Depósito de Contos.

Entrevistador: quando voce o criou?

Álisson Zimermann: No final de fevereiro de 2010, quando tive um sonho louco e decidi escrevê-lo para não perder o registro.

Entrevistador: voce se lembra do seu sonho?poderia contar qual foi?

Álisson Zimermann: No sonho estávamos eu e minha namorada fugindo de algo que não sabíamos o que era. Encontramos então uma cabana velha e decidimos parar para descansar pois estávamos fugindo de um cativeiro. Então quando eu acordei dentro do sonho, ela estava morta do meu lado e a pessoa a qual estávamos fugindo estava aos pés da cama me olhando, pronto para acabar comigo também. O conto pode ser lido no link http://depositodecontos.blogspot.com/2010/02/medo-na-noite.html

Entrevistador: depois desse sonho qual foi sua intençao de criar o blog?

Álisson Zimermann: Sempre me disseram que eu tinha muita criatividade para criar histórias. Minha idéia foi simplesmente tirar as idéias da cabeça e colocar no blog. Inicialmente não haviam pretensões, apenas um 'diário de histórias' mesmo.

Entrevistador: o seu blog se trata só de contos?

Álisson Zimermann: Uma vez ou outra eu posto notícias sobre literatura, ou reflexões sobre algum assunto. A essência dele é contos, mas crônicas e poesias também tem sua vez.

Entrevistador: por que se interessou em fazer contos?

Álisson Zimermann: Sempre tive dificuldade para criar inícios e fins. As imagens que passam pela minha cabeça fazem parte de um momento de ação. Tenho o projeto de escrever um romance ainda, mas ainda não venci completamente essa barreira, mas os contos estão sendo mais elaborados que no começo. E a paixão pela literatura apenas colaborou para começar a escrever, nem que fossem esses instantes.

Entrevistador: esperava que seu blog tivesse tantos seguidores e fizesse esse sucesso?

Álisson Zimermann: Na verdade não. Achei que só meus pais iam ler hehe... Mas no fim eles são os que menos lêem. Minha mãe leu essa semana a Maldição da Floresta, meu último conto. E foi o segundo conto que ela leu de todo o blog hauhua.

Entrevistador: mas seus pais sempre te apoiaram nessa sua iniciativa?

Álisson Zimermann: Meus pais são maravilhosos. Me apoiam em qualquer circunstância. Eles sempre gostaram do que eu escrevo. Até guardavam minhas redações de quando era criança hehe. Quando os primeiros frutos dessa nova fase de vida apareceram aí sim foi um alvoroço lá em casa.

Entrevistador: a quanto tempo escreve contos?

Álisson Zimermann: Escrever histórias pequenas é desde novinho, mas só pra brincar. Mas escrever contos de uma maneira séria mesmo foi desde a criação do blog.

Entrevistador: esse é o seu primeiro blog ou ja trabalhou com outros?

Álisson Zimermann: Eu tenho uns duzentos blogs, todos duraram menos de um mês. Sempre quis ter um blog de humor, um de histórias, um de tecnologia, um d....
Mas hoje o que tem continuidade é apenas o Depósito de Contos. Um que teve uma receptividade interessante na época que foi criado foi o http://diariodosuporte.blogspot.com/ que escrevíamos sobre o dia a dia de um técnico em informática de suporte. Mas mudei de emprego e o blog morreu.

Entrevistador: voce pode dar exemplos de mais alguns blogs que voce teve?

Álisson Zimermann: humm... teve o http://abandonedfate.blogspot.com/ que criei em uma época obscura da minha vida (rsrs), o http://nerdatividade.blogspot.com/ que era um blog de coisas nerd, que tratava sobre coisas engraçadas, programação, resenha de filmes, etc... Teve o Life Review que eu não lembro o link que tratava também sobre resenha de produtos, shows e filmes... alguns foram esses hehe :)

Entrevistador: alem dos sonhos de onde sai suas inspiraçoes para contos??

Álisson Zimermann: Geralmente saem do cotidiano mesmo. Qualquer coisa dá uma boa história. Televisão e portais de notícias, conversas com a minha mãe, ou até mesmo de livros ou contos que eu leio. Minha cabeça trabalha de uma maneira bem estranha. Do nada ela cria a cena e diz 'escreve!'... E quando eu começo a escrever nunca tenho a cena completa. Ela sempre se desenha ao longo da história. Mas a inspiração só vem depois de uma noite bem dormida, se não nada feito.

Entrevistador: ja foi criticado negativamente pelos contos e o blog?

Álisson Zimermann: Com certeza. Uso meus termômetros antes de divulgar. Tenho um amigo super crítico que me chinga horrores quando não acha algo bom (e várias vezes não está bom mesmo), meu avô que domina o português e me encomoda quando há erros de concordância, e alguns outros amigos em geral que são bem críticos.

Entrevistador: qual é o genero das suas postagens ou sao variadas?

Álisson Zimermann: Bem pouco variadas. Eu escrevo em geral um suspense mais psicológico. Eu me inspiro muito no Stephek King (um salve ao mestre), mas o horror dele é mais monstruoso. Eu não gosto muito de monstros, gosto mais de trazer o espectador para dentro do texto e fazê-lo sentir o medo, e não visualizá-lo. Em contraste a isso tive um conto a ser publicado (dia 22 de janeiro) numa antologia de Piratas, e até um romance trágico. Também posto reviews de livros bons que leio, mas em geral, sou conhecido pelo autor de contos de suspense hehe.

Entrevistador: voce tem uma linha de postagens como: uma vez por semana ou todo dia?

Álisson Zimermann: No início era pra ser uma vez a cada dois dias. Mas vieram as tarefas da faculdade, do serviço, e outra coisas além e isso foi defasado. Hoje em dia a postagem é quando a inspiração vem. Acho que até os leitores já se acostumaram hehe. Mas a idéia é voltar a ter uma postagem de ao menos 3 vezes por semana, já que estou no último semestre da faculdade.

Entrevistador: interessante se nao for ousadia qual a faculdade que esta fazendo?

Álisson Zimermann: Ciência da Computação.

Entrevistador: quais sao os planos para o futuro do seu blog?

Álisson Zimermann: A idéia é reunir os melhores contos para lançar uma coletânea para divulgação. As duas participações em antologias me deram uma visibilidade a mais, mas a idéia é não parar até ser um blog bem conhecido. E para reunir os melhores contos preciso escrever bastante. Um dia quem sabe fico famoso heheh.

Entrevistador: há somente seus contos no blog ou de outra pessoa que te mandam e voce gosta?

Álisson Zimermann: Apenas os meus. Só posto de outras pessoas quando preciso de algo diferente, como quando passei algum tempo sem continuar a série Imersão em Contos e pedi a uma amigo para escrever uma recapitulação sobre o que já tinha sido escrito. Blogs compartilhados já existem aos montes por aí. A idéia é ser um cantinho meu :)

Entrevistador: é uma pena nossa entrevista esta chegando ao fim, mas antes gostaria de indicar alguem para entrevistar?

Álisson Zimermann: Um dos meus amigões da literatura é o Andrés Carreiro, do blog aessenciadodragao.blogspot.com autor do livro A Essência do Dragão: Ressureição... seria um bom indicado :)

Entrevistador: como quiser entao entrarei em contato com ele e muito obrigado por dispor um pouco do seu tempo para uma entrevista para um blog que esta na fase de inicio ainda, e gostei muito de te entrevista e espero que seu blog fique famoso como pretende.

Álisson Zimermann: Que é isso. Eu é que agradeço. Teu blog está no início, mas é um trabalho muito bem feito. Obrigado pela oportunidade e desejo o mesmo ao mundo dos comentarios...

2 comentários:

Paloma Rizzi disse...

Adorei a entrevista!

Anônimo disse...

Bela entrevista =D Não conhecia o Depósito de Contos, vou acompanhar as histórias, parecem ser boas.

Postar um comentário