sexta-feira, 18 de março de 2011 | By: administrador

A origem do narcisismo




Bom hoje é sobre o narcisismo.O que é isso?Bom para começar narcisismo é uma pessoa que tem paixõe por si mesmo.Para ser mai especifico o wikipedia vai nos ajudar agora para melhor entendimento:

Freud acreditava que algum nível de narcisismo constitui uma parte de todos desde o nascimento [1].

Andrew Morrison afirma que, em adultos, um nível razoável de narcisismo saudável permite que um indivíduo equilibre a percepção de suas necessidades em relação às de outrem [2].

Em psicologia e psiquiatria, o narcisismo muito excessivo é o que dificulta o individuo a ter uma vida satisfatória, é reconhecido como um estado patológico e recebe o nome de Transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos com o transtorno julgam-se grandiosos e possuem necessidades de admiração e aprovação de outras pessoas em excesso.

Em psicanálise o narcisismo representa um modo particular de relação com a sexualidade, sendo um conceito crucial para a formação da teoria psicanalítica tal qual conhecemos hoje. Em 1914 Freud lançou o livro Sobre a Introdução do Conceito de Narcisismo, neste livro Freud subdivide o narcisismo em duas fases:

Narcisismo primário- é a fase auto-erótica, o primeiro modo de satisfação da libido, onde as pulsões buscam satisfação no próprio corpo. Nesse período ainda não existe uma unidade do ego, nem uma diferenciação real do mundo.
Narcisismo secundário - ocorre em dois momentos: o investimento objetal e o retorno desse investimento para o ego. Quando o bebê já consegue diferenciar seu próprio corpo do mundo externo ele identifica quais as suas necessidades e quem pode satisfazê-las, então concentra em um objeto suas pulsões parciais, geralmente na mãe.
O narcisismo não é apenas uma condição patológica, mas também um protetor do psiquísmo. Um narcisismo “que promove a constituição de uma imagem de si unificada, perfeita, cumprida e inteira”. (Houser, 2006, pág. 33). Ultrapassa o auto-erotismo para fornecer a integração de uma figura positiva e diferenciada do outro [3]

Exprimir uma certa forma de narcisismo não tem nada de grave num adolescente. Trata-se na maior parte das vezes de uma etapa no desenvolvimento da personalidade antes de enfrentar as responsabilidades da vida adulta. No entanto, se o comportamento narcisístico não desaparece, e pelo contrário se exaspera, é melhor recorrer a um psicólogo.

Os termos "narcisismo" e "narcisista" são freqüentemente utilizados como pejorativos, denotando vaidade ou egoísmo. Quando aplicado a um grupo social, o conceito tem relação com o conceito de elitismo.

Mas o que quero chegar é de onde tiraram essa denomiçao de narcisismo, parece muito com nazismo, mas calma nao tem nada haver com isso.Narcisismo vem de narciso e é dele que vim explicar:

Na mitologia greco-romana, Narciso foi filho deu Zeum com uma mortal, entao depois desse caso o filho nasceu, só que ele nasceu muito bonito forte e entre outras varias caracteristicas.Sua mãe foi ao um oraculo para sbaer o destino de seu filho e o oraculo avisou de que ele nao poderia ver sua propia imagem e nem saber quem era e assim nao seria morto.

E assim foi, crescendo arranjou varias namoradas e namorados, na procura de arranjar algum que se igualasse a ele de beleza para ficar ao seu lado, e quem nao era ele simplesmente descartava.

Só que a esposa de Zeus, Era, começou a desconfiar de que narciso fosse filho de zeus pois nenhum mortal poderia ser tao bonito como narciso, mas Zeus percebu isso a tempo e chamou uma ninfa Eco, para distrair Era de procurar a verdade, mas depois de um tempo Era percebeu que Eco foi enviada para lhe distrair.Assim enviou Eco para que ela arrancasse de Narciso que ele era filho de Zeus, só que o problema foi que ela se apaixonou por ele e se declarou para ele, mas como ela nao era tao bela como ele, foi despresada por ele e descartada.

Ela ficou tao triste que virou uma estatua de pedra, mas antes amaldiçou-o de que ele veria sua propia imagem refletida e iria ficar apixonada por ela.Assi se ralizou, um dia na floresta Narciso foi beber agua do rio e viu sua imagem refletida no rio e se apaixonou por ele ao ponto de cair no rio e se afogar para encontrar ele mesmo.

Espero que tenhma entendido o por que de se chamar narcisismo uma pessoa que tem um grande amor por ela mesmo sendo muito egoista.

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da historia na mitlogia greco-romana...ñ conhecia essa historia ...a minha professora mandou pesquisar...muito da hora!!!

Postar um comentário